PROJETO DO PLANO DIRETOR DE IRRIGAÇÃO DA CLEALCO É APRESENTADO DURANTE O 30º ENCONTRO DO GIFC
Realizado em parceria com o GIFC, iniciativa que desenvolve metodologia para a implantação de projetos sustentáveis de irrigação nas usinas do Grupo Cleaco foi apresentada durante o encontro, além de palestras sobre o manejo racional da água.
O GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar conclui um importante ciclo com a realização do 30º Encontro, promovido em Clementina, cidade sede do Grupo Clealco, no dia 27 de abril. Durante o evento, além de palestras de consultores, professores e pesquisadores que trataram de premissas agronômicas fundamentais para o manejo racional da água, foram apresentados os resultados do desenvolvimento do Plano Diretor de Irrigação do Grupo Clealco. A iniciativa é uma parceria do GIFC com a Clealco, iniciada no final de 2014, e que buscou formatar uma metodologia para estudar a viabilidade e sustentabilidade da implantação de projetos de irrigação nas usinas da companhia.
De acordo com Marco Viana, superintendente do GIFC, a evolução dessa parceria com a Clealco deve servir de exemplo para o setor sucroenergético. “O trabalho feito com a Clealco é completo e inédito no setor. É importante poder compartilhar isso com outras usinas e profissionais e pesquisadores que trabalham com a irrigação em cana-de-açúcar”, destacou Viana.
José Vanderlei Gonçalves, gerente Agrícola do Grupo Clealco, também falou sobre a importância do projeto. “Fizemos estudos que nos apoiam na tomada de decisão para o investimento em irrigação. Trabalhamos com o desafio de aumentar nossa produtividade em uma região que convive com déficit hídrico. Esse projeto é muito importante para a Clealco”, ressaltou Gonçalves.
Os resultados do estudo desenvolvido pela Clealco foram apresentados por Marco Bortoletto, supervisor de Geoprocessamento da Clealco. “Estamos avançando na conclusão desse estudo que é uma metodologia para análise do potencial de irrigação das terras de nossas unidades e da viabilidade econômica dos projetos. São parâmetros gerados, avaliando diferentes cenários, que servem de apoio para a tomada de decisão da companhia”, afirmou Bortoletto.
Durante o encontro também foram apresentadas palestras de José Alencar Magro, Engenheiro Agrônomo e Consultor, sobre “Caracterização edafoclimática e manejo varietal”, do Professor Assistente Doutor Ronaldo Cintra Lima, das áreas de Irrigação e Agrometeorologia da UNESP/FCAT – Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – Campus de Dracena, sobre “Estratégias para o manejo da irrigação”, e
do Professor Doutor Raul Andrez Martinez Uribe, da UNESP de Tupã, que tratou do “Manejo de Irrigação para Cana-de-Açúcar”. O encontro ainda teve a participação do pesquisador André César Vitti, do APTA Polo Regional Centro Sul.
DOWNLOAD DAS PALESTRAS
3 – Palestra 30º Encontro do GIFC: RAÚL URIBE - GIFC MANEJO DE IRRIGAÇÃO (503 downloads)