Referência em irrigação no setor sucroenergético, com 100% de sua área de cana plantada irrigada por sistema de aspersão, a Bevap – Bioenergética Vale do Paracatu, localizada no município de João Pinheiro, em Minas Gerais, receberá no dia 22 de maio o 14º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC.
A programação da reunião, antecipada de junho para maio em função do calendário da Copa do Mundo, terá uma palestra sobre as experiências com irrigação na Usina Jales Machado; uma apresentação da CASE IH a respeito de colheita mecanizada em canaviais irrigados e uma palestra da Bevap detalhando seu processo de irrigação em 26 mil hectares de área. Os participantes também poderão visitar as áreas irrigadas da usina.
A abertura da reunião, a partir das 8h30, será conduzida por Hermes Arantes, Gerente Agrícola da Bevap, e pelo presidente do GIFC, Marco Viana. Na sequência, estão programadas as apresentações de Patrick Campos, Gestor de Irrigação da Usina Jalles Machado, que falará sobre “Como a Usina Jalles Machado estabelece as lâminas de irrigação de seus canaviais para melhor resposta?”, e da CASE IH, fabricante de colhedoras, que ministrará palestra sobre “A colheita mecanizada em canaviais irrigados, com maior produtividade: impactos, experiências e aprendizados”.
Hermes Arantes, Gerente Agrícola da Bevap, encerra o programa de apresentações mostrando as experiências da usina com irrigação média de 300 milímetros em seus 26 mil hectares de cana. Após as palestras, haverá espaço para debate entre os participantes, que também terão a oportunidade visitar as modernas áreas irrigadas da Bevap.
Sobre a Bevap
Implantada na região do Vale do Paracatu, a Bevap – Bioenergética Vale do Paracatu, está localizada no município de João Pinheiro, Rodovia MG 181, km 85, no noroeste de Minas Gerais. A usina é referência em mecanização, com 100% da colheita e plantio mecanizados, além de ser destaque em irrigação, com a totalidade de sua área de cana plantada irrigada pelo sistema de aspersão.
A usina está estrategicamente posicionada em relação aos mercados consumidores locais e vias de exportação. A região apresenta relevo plano, com diversidade de solos, boa disponibilidade de recursos hídricos e características climáticas ideais para o cultivo da cana-de-açúcar.
O alto índice de insolação durante todo o ano permite elevada produtividade. Já o período sem chuva durante o inverno favorece a maturação da cana e a topografia regular contribui para a completa mecanização agrícola. Aliado a esses fatores, a região conta ainda com agricultores capacitados e a oportunidade de se criar um polo sucroalcooleiro.
Sobre o GIFC
Sediado em Ribeirão Preto (SP), o GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas. Entre os associados estão representantes de 83 usinas brasileiras, mais de 20% das unidades em operação no País.
Produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar interessados em participar do encontro podem enviar e-mail para mikeli@gifc.com.br
solicitando a inscrição e associação ao GIFC. Para os associados, o cadastro pode ser efetuado por meio do site www.gifc.com.br. Mais informações pelos telefones: (16) 3602-0900.
Mais informações:
Conceito Comunicação | (16) 3515 0301
Atendimento:
Gustavo Junqueira / gustavo@conceitocomunic.com.br
Rodrigo Pinto / rodrigo@conceitocomunic.com.br