Vinhaça pura ou diluída em água é praticamente o fertilizante existente no processo de fertirrigação de aproximadamente 30,3% dos canaviais brasileiros
Com a produção canavieira cada vez mais voltada para sistemas produtivos sustentáveis, a fertirrigação vem ganhando espaço a cada safra. Segundo pesquisa realizada pelo projeto Cana pede Água, no final da produção, em 2012, apenas 12,6% da cana brasileira foi irrigada com água e 30,3%, fertirrigada com vinhaça diluída (22%) e pura (8,3%). A técnica consiste no reaproveitamento dessa substância, após o processamento industrial da cana.
Engenheiro agrônomo e diretor da RPA Consultora, idealizadora do projeto, Ricardo Pinto explica que a vinhaça é um resíduo da fermentação alcoólica rica em potássio.
Sua aplicação permite que se reduza e até elimine a adubação mineral. A operação de fertirrigação nos canaviais geralmente é feita com sistemas móveis, por meio de bombas e de carreteis (rolões).
A metodologia não é uma concorrente da irrigação de cana e as duas podem ser adotadas, simultaneamente, para se atingir índices de produtividades agrícolas maiores.
A técnica e seus benefícios será um dos destaques da programação do Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água (Irrigacana). Em sua terceira edição, o evento acontecerá em Ribeirão Preto, no Hotel JP, nos dias 26 e 27 de outubro. Confira a programação completa no site www.irrigacana.com.br.
Fonte: Revide