Evento promovido na Escola de Agronomia da UFG no último dia 17/09
aumentou integração entre o Grupo, órgãos ambientais, técnicos e
empresas para fomentar a irrigação de cana na região Centro-Oeste.
O Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) realizou no último dia 17 de setembro, em Goiânia (GO), seu 23º encontro para discutir avanços, desafios e oportunidades na atividade de irrigação canavieira. O evento aconteceu na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Goiás (EA-UFG) e reuniu cerca de 60 participantes entre técnicos, especialistas, produtores, estudantes, empresas e profissionais ligados ao segmento.
O principal resultado do Encontro foi o estreitamento do GIFC com a EA-UFG e com os órgãos ambientais de Goiás e federais, tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos sobre as possibilidades da irrigação. Segundo dados apresentados, hoje no Brasil existem quase 6 milhões de hectares de áreas de agricultura irrigadas, mas este número poderia ser multiplicado por dez caso houvesse investimentos e condições favoráveis para esta ampliação, principalmente na região Centro-Oeste e na cultura da cana-de-açúcar.
“Esta realidade nos possibilita planejar e investir, em parceria com a UFG, governo estadual e empresas do segmento, na criação de um centro de pesquisa de irrigação da cana em Goiás”, afirmou Marco Viana, superintendente do GIFC. O Grupo já possui ou estuda alianças e pesquisas conjuntas com importantes instituições como UNESP-Ilha Solteira, UFSCar, USP-ESALQ e PECEGE.
O tema principal do 23º Encontro foi a construção de barramentos, seus benefícios e dificuldades, abordando desde o planejamento até a construção e custos. Com a coordenação de Patrick Francino, Gestor Coorporativo de Irrigação do Grupo Jalles Machado S/A e presidente do GIFC, o evento teve em sua programação palestras, debate e uma visita técnica à barragem da UFG.
Os participantes assistiram às apresentações do professor Adão Wagner Pego Evangelista, da UFG, sobre “Quais os Passos para Fazermos Reserva de Água”; de João Ricardo Raizen, da SEMARH – Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, a respeito de “Quais as etapas e prazos para obtermos Outorgas de Barragens para Irrigação”.
Em seguida forma ministradas as palestras de Cristiano Egnaldo Zinato, Coordenador Geral da Secretaria Nacional de Irrigação, sobre “Utilidade Pública e Interesse Social dos Barramentos para a Agricultura Irrigada”, e de Joselito Bonifácio Oliveira, representante do BNDES, a respeito do “Modelo de Financiamento de Barragens para Irrigação de Médios e Grandes Produtores”.
O evento gerou bastante interesse entre os presentes e ainda contou com um debate, almoço e visita técnica à barragem da UFG. “Ficamos satisfeitos com o nível das discussões e confiantes no sucesso do II IRRIGACANA, evento que promoveremos nos dias 28 e 29 de outubro em Ribeirão Preto sintetizando todas as discussões que tivemos ao longo do ano sobre irrigação e como iniciar um novo ciclo de investimentos nesta área”, conclui Viana.