IRRIGAÇÃO DE CANA É TEMA DE ENCONTRO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS NO PRÓXIMO DIA 17 DE SETEMBRO

por

em

Promovido pelo GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar, evento acontece na Escola de Agronomia e debate os benefícios e dificuldades da construção de barramentos.

 

O Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) promove no próximo dia 17 de setembro, quinta-feira, em Goiânia (GO), seu 23º encontro para discutir avanços, desafios e oportunidades na atividade de irrigação canavieira. Desta vez, o evento acontece na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Goiás (EA-UFG) e deve reunir cerca de 100 participantes entre técnicos, especialistas, produtores, estudantes e profissionais ligados ao segmento.

O tema principal do 23º encontro será a construção de barramentos, seus benefícios e dificuldades, abordando desde o planejamento até a construção e custos. Com a coordenação de Patrick Francino, Gestor Coorporativo de Irrigação do grupo Jalles Machado S/A e presidente do GIFC, o evento tem em sua programação palestras, apresentação de patrocinadores, debate e uma visita técnica à barragem da UFG.

Após a abertura oficial, às 9h os participantes assistirão à apresentação “Quais os Passos para Fazermos Reserva de Água”, do professor Adão Wagner Pego Evangelista Adão, da UFG. Em seguida, Bento de Godoy, da SEMARH – Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, ministrará a palestra “Quais as etapas e prazos para obtermos Outorgas de Barragens para Irrigação”.

Após o coffee break, o encontro ainda sediará palestras do Coordenador Geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação, Cristiano Egnaldo Zinato; de Pedro Carnaúba, da Usina Coruripe, que apresentará case de sucesso com estudo e construção de barramentos; e de representante do BNDES sobre Modelo de Financiamento de Barragens para Irrigação de Médios e Grandes Produtores.

O evento ainda contará com um debate final, seguido de almoço e visita técnica à barragem da UFG. “Pretendemos criar e responder perguntas sobre o uso de barramentos na agricultura irrigada de cana de açúcar, que serão incorporadas ao manual de dúvidas sobre irrigação criado pelo GIFC”, afirma Patrick Francino.

Com vagas limitadas, as inscrições para o 23º Encontro do GIFC podem ser realizadas no local, das 8h às 8h30, ou previamente até o dia 16 de setembro. Basta enviar um e-mail solicitando a inscrição para contato@gifc.com.br ou entrar em contato pelo telefone (16) 3602-0900. Os interessados em se associar ao grupo podem realizar o cadastro gratuitamente pelo site www.gifc.com.br.

 

Serviço

23º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar

Data: 17/09/2015 (quinta-feira)

Início: 8h00

Local: Auditório ………………..

Endereço: ………………………..

Programação: www.gifc.com.br

 

22º Encontro

EVENTO MARCA INÍCIO DA PARCERIA ENTRE GIFC E PECEGE PARA CRIAÇÃO DE METODOLOGIA DE CUSTOS DE IRRIGAÇÃO DE CANA

Com palestras de representantes das usinas BEVAP, Jalles Machado e Boa Vista, encontro na UFSCar de Araras discutiu o desenvolvimento de uma metodologia para levantamento e comparação de custos de irrigação para as usinas associadas ao GIFC.

O 22º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC realizado no dia 20 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Araras (SP), marcou o início de uma importante parceria firmada entre o GIFC e o Instituto Pecege – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da ESALQ/USP. O objetivo é desenvolver uma metodologia para análise e comparação de custos de irrigação para cana, que poderá ser uma ferramenta de gestão e de tomada de decisão para as usinas associadas ao grupo.

Com um público de 135 participantes, o encontro foi aberto pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar de Araras, Josivaldo Prudêncio Gomes de Moraes, que destacou a relevância do evento que aproxima a universidade do setor sucroenergético. O professo Dr. José Geanini Peres, do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental da universidade, falou sobre os experimentos com irrigação feitos na UFSCar e elogiou o trabalho do GIFC no fomento à discussão e utilização de novas tecnologias de irrigação para o aumento da produtividade dos canaviais. Marco Viana, superintendente do GIFC, elencou os trabalhos que têm sido desenvolvidos pelo grupo e reafirmou a importância das parcerias com universidades como UNESP e ESALQ/USP e institutos de pesquisa como o Pecege.

Pecege e GIFC

No encontro, os representantes do Pecege, o pesquisador e gestor de projetos Haroldo Torres e o pesquisador João Henrique Mantellatto Rosa, apresentaram o Projeto de Custos de Produção feito a partir de pesquisa realizada com 113 usinas do país e fornecedores de cana. O objetivo foi mostrar o potencial do modelo de custo de produção desenvolvido pelo instituto e que pode ser adequado às necessidades do GIFC e seus associados para a criação de uma metodologia de análise e comparação de custos de cana irrigada.

Haroldo Torres afirmou o interesse do Pecege na parceira e destacou que o arranjo ideal de trabalho é contar com o apoio do GIFC para obter, junto às usinas associadas, os dados dos seus gastos com a produção da cana irrigada. Com essas informações, o Pecege pode produzir relatórios gerais, regionalizados e individualizados para cada usina sobre custos da cana irrigada.

Experiência das usinas

 

O encontro também contou com apresentações do presidente do GIFC e coordenador de Irrigação do Grupo Jalles Machado, Patrick Campos, e o gerente de irrigação da BEVAP, Arturildo Apelfeler, que mostraram ao público como as respectivas usinas calculam os gastos com a cana irrigada. Os participantes do encontro também puderam conhecer mais detalhes da análise de viabilidade dos concentradores de vinhaça utilizados pela Usina Boa Vista, pertencente ao Grupo São Martinho, apresentada por Célio Manechini, assessor de Tecnologia Agronômica da empresa.

 

Na conclusão do evento, um debate com pesquisadores do Instituto Pecege, mediado pelo sócio-diretor da RPA Consultoria, Ricardo Pinto, discutiu os custos da cana irrigada versus a cana de sequeiro. E na sequência, representantes do GIFC e participantes do encontro visitaram o experimento de cana irrigada por gotejamento da UFSCar Araras.

 

Irrigacana 2015

II IRRIGACANA SERÁ REALIZADO EM OUTUBRO E PROPÕE

NOVAS SOLUÇÕES PARA A IRRIGAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR

 

Temários do Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar vão discutir

inovações em gestão de custos, projetos, uso de tecnologias e saídas para

superar os desafios da crise hídrica com sustentabilidade e produtividade.

O GIFC defende, desde sua criação em 2012, a irrigação da cana-de-açúcar como saída para o setor superar os desafios da produtividade. Com a experiência acumulada em mais de duas dezenas de encontros técnicos realizados com especialistas, usinas, pesquisadores, universidades e representantes do setor, o grupo criou uma programação inovadora para o IRRIGACANA 2015 – II Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP).

Basta observar as apresentações propostas nos quatro temários do seminário, distribuídas pelos dois dias de evento, para entender os objetivos do GIFC em propor discussões atuais que buscam soluções inovadoras para o aumento da produtividade a partir da irrigação. São 16 palestras previstas na programação que serão conduzidas por renomados pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e de grupos sucroalcooleiros do país e do exterior.

No dia 28 de outubro será realizado o Temário 1 – Reaprendendo a fazer projetos – Novos parâmetros e diretrizes para cana irrigada de máxima produtividade, que contará com palestras de Rubens Duarte Coelho (Prof. Dr. ESALQ/USP) e de Mario Cicareli Pinheiro (Prof. Dr. Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor da Potamos Engenharia e Hidrologia), entre outras. No mesmo dia, o Temário 2 –Inovação em irrigação de cana – Novidade em sistemas, controle e manejo, apresentará experiências de usinas do exterior com palestra de Antonio José Diniz Jr. (Gerente corporativo de produção agrícola do Grupo Gloria, com usinas no Peru, Argentina e Equador), além de novidades desenvolvidas no Brasil que serão tratadas por diversos pesquisadores.

No dia 29 de outubro, o Temário 3 – Aprendendo com a crise hídrica – Como fazer da cana uma produtora de água, fará uso de um tema bastante atual em palestras que vão discutir a experiência dos Estados Unidos com irrigação, a ser apresentada por Steven John Deverel (Presidente da Consultoria Norte-americana Hydrofocus e Assessor o Departamento de Recursos Hídricos do Estado da Califórnia). A realidade brasileira será abordada por Devanir Garcia dos Santos (Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da Agência Nacional de Águas). Já o Temário 4 está reservado para debater a Decisão de investir em irrigação de cana – Novos métodos de comprovação de viabilidade.

A sessão de abertura do IRRIGACANA terá a condução de Otávio Lage de Siqueira Filho, diretor-presidente do Grupo Jalles Machado. No encerramento do evento, haverá um debate sobre os mitos e verdades a respeito da irrigação, que contará com executivos do agronegócio canavieiro e também cafeeiro, que trarão suas experiências para enriquecer as discussões do setor sucroenergético.

De acordo com o superintendente do GIFC, Marco Viana, a programação do seminário foi pensada com o intuito de provocar nos participantes novos modos de pensar a irrigação para cana. “Não há dúvidas que a irrigação aumenta a produtividade dos canaviais. Temos que discutir agora inovação em projetos, viabilidade de investimentos, custos e novas tecnologias para contribuir com a difusão do manejo sustentável da água”, conclui Viana.

 

Notas

– Reunião Técnica para Análises de Adutoras

O GIFC realiza na Raesa, em Itumbiara (GO), no dia 04 de setembro, das 8h às 16h, uma Reunião Técnica para Análises de Adutoras de Irrigação e Fertirrigação. O objetivo é discutir com os associados do grupo e empresas fornecedoras de equipamentos e tecnologias os conceitos básicos de dimensionamento hidráulico, proteção contra transitórios hidráulicos, fornecimento, instalação, operação e manutenção de adutoras de irrigação e fertirrigação. Participam do evento engenheiros das empresas Hidro-Ambiental, Petrofisa, HidroEng Engenharia e Tecnologia Hidráulica, entre outros especialistas convidados. Para mais informações, entre em contato com o GIFC pelo telefone: (16) 3602-0900.

– Simpósio IPNI Brasil

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro acontece em Itupeva (SP) o Simpósio IPNI Brasil sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes em Fertirrigação. O evento conta com o apoio do GIFC e será realizado no Hotel Quality Resort & Convention Center Itupeva. O simpósio apresentará diversas palestras sobre o potencial da técnica de fertirrigação para aumentar a eficiência da utilização da água, dos nutrientes e de outros insumos. Para participar do evento, basta entrar em contato com o International Plant Nutrition Institute – IPNI Brasil por meio dos telefones (19) 3433-3254 ou (19) 3422-9812 e do e-mail: kfurlan@ipni.net. Para mais informações, acesse o site http://brasil.ipni.net/article/BRS-3326.

– Simpósio de Irrigação na ESALQ

Nos dias 02 e 03 de outubro, será realizado o III Simpósio de Irrigação Tecnologias de Automação, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, em Piracicaba (SP). Promovido pelo Grupo de Práticas em Irrigação e Drenagem (GPID) e pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ-2016), o evento também conta com o apoio do GIFC e vai discutir e apresentar técnicas atuais relacionadas às tecnologias de automação dos diversos sistemas de irrigação. Para mais informações, entre em contato com Marcos Vinicius Pelicer pelo telefone (19) 9696-2596.

– Faça sua inscrição para o Irrigacana

Garanta com condições especiais sua participação no IRRIGACANA 2015 – II Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água –, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto. Estudantes e associados ao GIFC contam com valores promocionais para compra dos ingressos do primeiro lote. Não perca tempo, é possível adquirir os ingressos pelo site www.irrigacana.com.br. Se você ainda não é associado do GIFC, entre em contato com o grupo pelo telefone (16) 3602-0900, e faça parte do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar.

 

Associe-se ao Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar

E fique por dentro das novidades, eventos e muito mais…

Patrocinadores