ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP Ilha Solteira

por

em

Chuvas acima das expectativas

Com a chegada do outono, esperava-se a redução no volume de chuvas em relação ao verão, mas segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora o clima na região noroeste paulista, o volume de chuva acumulada no mês de maio na região já superou a média histórica.
Conforme mostra o gráfico abaixo todos os municípios tiveram precipitação superior a sua média histórica e o acumulado das chuvas já somam uma média de aproximadamente 99 milímetros no noroeste Paulista. O destaque maior vai para a a cidade de Paranapua que registrou até agora uma precipitação de 132 mm, frente aos 28 mm esperados, ou seja, aproximadamente quatro vezes maior que a média histórica do mês de maio. Em Ilha Solteira o volume de chuvas já é 60 % maior do que o esperado, com 103 mm até o dia 21/05.
Chuvas no mês de maio
Evapotranspiração…
A evapotranspiração de referência é de extrema importância para a agricultura irrigada pois indica ao irrigante o momento e na quantidade certa para a aplicação da água , ou seja, a permite realizar o manejo racional da água, evitando privação ou desperdícios. Neste mês de maio, registrou-se até aqui taxas de evapotranspiração  por volta de 2,5 mm/dia, ou seja, o agricultor precisaria repor no solo 2,5 litros de água em cada metro quadrado apenas para suprir a retirada de água pelo ambiente, a primeira vista pode ser pouco, mas isso também significa ter de aplicar no minimo 25 000 litros de água em apenas 1 hectares naquele dia.
Chuva e evapotranspiração de referência no Noroeste paulista. 

 

 

FONTE: Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira

Associe-se ao Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar

E fique por dentro das novidades, eventos e muito mais…

Patrocinadores