Mapeamento foi apresentado em primeira mão em reunião do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC), realizada em fevereiro de 2017 em Ribeirão Preto, e pode ser acessado na íntegra no site da Agência Nacional das Águas (ANA).
A Agência Nacional das Águas (ANA) divulgou nesta semana a conclusão do levantamento intitulado “Cana-de-Açúcar Irrigada na Região Centro-Sul do Brasil”. O mapeamento inédito mostra que na safra 2015/2016 cerca de 1,72 milhão de hectares de cana foram irrigados na região. Do total, 45% estão em São Paulo, 22,3% em Goiás e 19,9% em Minas Gerais. O estudo avaliou que os canaviais apresentaram resposta positiva à irrigação e pode ser acessado na íntegra no site da ANA no link: http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=13265
O GIFC- Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar conheceu em primeira mão a metodologia e os resultados iniciais do levantamento da ANA durante o 29º encontro do grupo, realizado em Ribeirão Preto em fevereiro de 2017.
Na reunião, Wagner Martins da Cunha Vilella, Coordenador de Planos de Recursos Hídricos da ANA, acompanhado de Bernardo Rudorff e Daniel Aguiar, da Agrosatélite Geotecnologia, empresa contratada para realizar a pesquisa, apresentaram detalhes sobre o levantamento.
Wagner Vilella já havia participado da reunião do GIFC promovida durante a FENASUCRO & AGROCANA 2016, quando anunciou que a ANA estava desenvolvendo um estudo inédito sobre a cana irrigada.
Marco Viana, superintendente do GIFC, destaca que a pesquisa da ANA é importante, pois mostra que a agência está preocupada com o uso racional e sustentável da água no manejo da cana, além de estar aberta ao diálogo com o setor. “É fundamental o governo olhar para a segurança hídrica do setor sucroenergético e assim poder definir políticas públicas voltadas para o segmento. Mas devemos destacar que há outras metodologias para mensurar os números apresentados no levantamento”, avalia Viana.