Reunião do Grupo de Estudos de Irrigação e Fertirrigação no CTC
Dia 27 de Julho iniciou-se o trabalho do GEI, Grupo de Estudos de Irrigação e Fertirrigação, com a coordenação do Thácio Alves C. de Arruda (Tiete Agro). O local escolhido para este primeiro encontro foi o CTC, Centro de Tecnologia Canavieira, na Fazenda Santo Antônigo, s/n, Piracicaba, São Paulo.
Antes de começarem os trabalhos, o gestor administrativo do GIFC fez uma rápida apresentação dos últimos trabalhos do GIFC, ressaltando a importância dos Grupos de Estudos. Foi fundamental ter o resultado dos trabalhos do antigo GEA, Grupo de Estudos de Adutoras, na forma de um livro publicado. Todos os exemplares desta primeira edição foram distribuídos no Evento de Irrigação e Fertirrigação da Stab dia 14 de Junho de 2018 em Ribeirão Preto e também no Lançamento do próprio Guia de Boas Práticas para Adutoras de Vinhaça e Águas dia 10 de Maio no CTC. Com a participação do GIFC na Fenasucro & Agrocana 2018, será feita a publicação da segunda edição do livro.
Na sequência, Thácio deu início aos trabalhos com uma breve explicação sobre a ideia do GIFC em criar um Grupo de Estudos de Irrigação e Fertirrigação e abriu a palavra para que os presentes pudessem se manifestar. A conclusão foi de que o tema é muito amplo e que para a execução de um “Guia” seria importante criar subgrupos. Foi feito um esboço inicial deste trabalho, com a contribuição dos representantes de usinas e empresas presentes.
O primeiro e o último capítulo serão escritos ao término dos trabalhos. Após discussões e contribuições de todos, foram definidos subgrupos para cada capítulo, do 2 ao 9, que conduzirão os trabalhos paralelamente até a próxima reunião do GEI. Cada subgrupo tem um coordenador, que decidirá qual é a melhor forma de interação, whatsapp, e-mail, vídeo conferência, etc.
O esboço inicial do Guia ficou da seguinte forma:
Capítulo 1 – Introdução. O objetivo do guia.
Capítulo 2 – Necessidades Hídricas. Zoneamento e mapeamento da irrigação e fertirrigação no Brasil. Variedades. Respostas produtivas.
Subcoordenador: Glauber Gava (IAC). Participantes: Daniel Pedroso (Netafim), Clebio (Matioli Eng. Projetos).
Capítulo 3 – Fertirrigação.
Subcoordenador: Clebio (Matioli Eng. Projetos). Participantes: Raffaella Rosseto (IAC), Glauber Gava (IAC), Carlos Barth (NaanDanJain), Valmir Barbosa (VO).
Capítulo 4 – Manejo Agronômico.
Subcoordenador: Marcelo Ferrero (Raesa). Participantes: Thacio Arruda (Tietê Agroindustrial), Daniel Pedroso (Netafim), Thiago Pilon (Usina Santa Maria), Valmir Barbosa (VO), Américo Shigueru (Irrigabrasil).
Capítulo 5 – Sistemas de Aplicação.
Subcoordenador: Júlio Naves (Usina Altamogiana). Participantes: Sergio Veronez (Veronez Consultoria), Fabricantes.
Capítulo 6 – Projetos/Operação/Manutenção.
Subcoordenador: Miguel Guazzelli (Hidro-Ambiental). Participantes: Sérgio Veronez (Veronez Consultoria), Clebio (Matioli Eng. Projetos), Osvaldo Arce Brito (Consultor HidroEng), Marcelo Ferrero (Raesa), Carlos Barth (NaanDanJain), Wilson Roma (Irriga Engenharia).
Capítulo 7 – Ambiental.
Subcoordenadora: Raffaella Rosseto (IAC). Participantes: Thacio Arruda (Tietê Agroindustrial), André Elia Neto (ELIA Eng. Ambiental), Miguel Guazzelli (Hidro-Ambiental)
Capítulo 8 – Cases de Sucesso.
Subcoordenador: Thacio Arruda (Tietê Agroindustrial). Participantes: Miguel Guazzelli (Hidro-Ambiental), Patrocinadores do GIFC, usinas, fornecedores.
Capítulo 9 – Bibliografia.
Por fim, a próxima reunião geral do GEI foi agendada par o dia 14 de Setembro de 2018, no período da manhã, local a definir, com a incumbências destes subgrupos trazerem mais contribuições. Ainda, ficou aberta a possibilidade da participação de outras pessoas que não estavam presentes nesse encontro.